António Coimbra

    0
    897
    António Coimbra

    António Coimbra licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1952, foi interno no Hospital de Santo António com Corino de Andrade, de 1954 a 1960. Convidado para leccionar nessa faculdade, em 1954, por Hernâni Monteiro, torna-se assistente de Histologia e Embriologia em 1955 (o director era, à altura, Manuel da Silva Pinto).

    Doutorado em 1962 com a tese A célula nervosa – aspectos citoquímicos. Bolseiro da Gulbenkian, de 1963 a 1965, em Montreal, onde trabalhou com C. P. Leblond na síntese do glicogénio no fígado e músculo.

    Em 1971 passou a trabalhar em tempo exclusivo como professor catedrático de Histologia, embora já fosse especialista em Neurologia pela Ordem
    desde 1959.

    Identificou, pela primeira vez, os aferentes dolorosos à medula espinal e formou um grupo de investigação em Neurociências sobre as vias de condução da dor, com o qual, até à jubilação, em 1998, publicou numerosos trabalhos e orientou muitas teses de doutoramento.

    Com Corino de Andrade, publicou no «Brain» os primeiros estudos sobre a ultra estrutura do nervo periférico na paramiloidose. Foi presidente do conselho directivo da mesma faculdade no difícil período de normalização pós-revolucionária de 1976-1977. Depois da aposentação, realizou vários trabalhos sobre a carreira científi ca de Abel Salazar e a história da medicina no Porto.

    Livros do Autor