Jaime Milheiro

    0
    1027

    JAIME MILHEIRO DE OLIVEIRA BARBOSA, licenciado pela Faculdade de Medicina do Porto (curso de 1952-58), cumpriu dois anos de serviço militar em Angola logo no início da guerra colonial. Especialista de Psiquiatria pela Ordem dos Médicos, após vários concursos nacionais de provas públicas adquiriu o grau de Chefe de Serviço da carreira hospitalar logo aos 32 anos (1967): 1º assistente do Instituto de Assistência Psiquiátrica (IAP), na designação da altura.

    A partir de 1969 fundou, organizou e desenvolveu o Centro de Saúde Mental de V. N. de Gaia, numa linha inovadora de Psiquiatria Comunitária. Criou a rede clínica e assistencial que hoje existe no Concelho, onde se passaram a formar médicos especialistas e psicólogos clínicos e onde ocasionalmente se faz ensino universitário. Foi sempre seu director, excepto quando destacado para as funções regionais de:

    •         Delegado da Zona Norte do IAP (1982/86).
    •         Coordenador de Saúde Mental da Região Norte (1988/1992).

    Após a conversão desse Centro em Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de V. N. de Gaia (H. Santos Silva), foi também seu Director, tendo-se aposentado em 2003 nessa condição.

    Foi presidente do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos durante seis anos (1981/87).

    Foi professor convidado da Faculdade de Psicologia (U.P.), entre 1977/1982, regente de duas cadeiras: “Temas de Psicanálise” e “Saúde Mental”.

    Sempre voltado para as questões psicológicas e para os problemas sociais que perturbam a Saúde Mental dos indivíduos e das populações, bateu-se permanentemente pela modernização da assistência psiquiátrica e pela sua mudança organizativa e legislativa em Portugal. Travou lutas empenhadas contra o estigma da doença mental e contra as velhas concepções manicomiais que predominavam entre nós. Através da clínica, do ensino e da comunicação social, transformou essa questão num dos desígnios fundamentais da sua carreira.

    Livros do Autor