Quarta-feira, Fevereiro 19, 2020
Início Livros Policial A Oitava Mulher de Leo

A Oitava Mulher de Leo

ISBN: 978-989-8574-47-3

,

Sinopse

O acaso envolve Leo (Leonardo), professor universitário, num apaixonante thriller de mistério e morte, durante o qual crimes em série são esclarecidos. Escrito em linguagem e ritmo vivos, estilo a que o autor sempre nos habituou e nos cativa desde o início. Só por si, esta parte bastaria… mas há mais, muito mais, que agiganta esta obra de Fernando Mascarenhas…

Dir-se-ia a crónica das variantes na ligação afectiva íntima para além da monogamia judaico-cristã. Dá-nos o divertido expor da opção de Leo: relações ocasionais dentro de um grupo de sete «amigas coloridas». Se aí há algum jogo de domínio, o resultado é incerto pois a mulher é cada vez mais senhora de si graças à sua pertinácia.

O horror invade-o quando descobre nos crimes o efeito de uma outra variante, esta inteiramente maligna: a treva da servidão patológica às pulsões sexuais desenfreadas e mortíferas.

Num contexto bem diferente, surpreende-se benignamente com a descoberta da poligamia, nada de que não haja exemplos na nossa sociedade, nomeadamente no mundo rural do interior transmontano, que o autor conhece bem e onde situa uma parte destes relatos que nos fazem reflectir.

Por fim, com «a oitava mulher», reconhece o amor verdadeiro e percebe que terá que deixar a anterior conduta, desafio difícil, mas convicto: o maior dos afectos é exclusivo. Seguramente irá ter novo rumo? Há uma derradeira revelação e Leo, igualmente convicto, celebra a centenária novidade da bigamia do seu bisavô aristocrata…

Leitura a não perder.

Autor(es)

Fernando Mascarelhas