Domingo, Novembro 19, 2017
Início Livros Ensaio Cultura e Sociedade

Cultura e Sociedade

Vários Autores

15.00 

ISBN: 978-989-97439-8-4

Autores


Elisabeth de Magalhães Serra, Emílio Rui Vilar, Gabriela Canavilhas, Guilhermina Rego, Inês Ferreira, Joana Monteiro, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Nuno Azevedo, Nuno Sá Leal, Olga Maia, Pedro Sampaio, Raquel Castello‑Branco, Raul Matos Fernandes, Rui Nunes, Sofia Alves, Vasco Graça Moura.

Sinopse


«Esta obra, Cultura e Sociedade, é o reflexo de uma nova atitude na cultura. Uma atitude de irreverência, de ambição e de esperança. Diferentes autores, com diferentes trajetórias profissionais – mas todos ligados a atividades culturais – plasmam a sua experiência num texto que pretende ser apenas mais um contributo à importância da cultura nas sociedades contemporâneas.

Mas refletir sobre a cultura é também um ato de liberdade. De liberdade de pensar e de liberdade de agir. Sem constrangimentos nem tabus, sem reservas intelectuais de qualquer natureza, pretende-se que a cultura contribua decisivamente para o desenvolvimento da nossa sociedade. No plano ético, no plano do conhecimento e também do crescimento económico.

Este livro é constituído essencialmente por temas apresentados no ciclo de seminários subordinados ao mesmo tema, Cultura e Sociedade, seminários realizados sob a égide da Câmara Municipal do Porto e da Fundação Ciência e Desenvolvimento tentando-se, assim, projetar esta cidade como uma grande metrópole cultural.

E um dos fatores de maior riqueza da nossa cultura é, precisamente, a língua portuguesa, que poderá muito bem ser, num futuro próximo, o mais potente agente unificador do mundo da lusofonia. Por isso mesmo, cultura e língua fazem parte de um todo indissociável num mundo global onde a diferença é marca genética da igualdade.»

Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto

Excerto do Prefácio


«Não é por acaso que esta obra surge na cidade do Porto. De facto, a qualidade e a diversidade de atividades culturais nesta cidade, brotando espontaneamente ao ritmo alucinante do seu pulsar natural, faz com que a riqueza do seu património, a elevação da sua história e a nobreza da sua população ajudem a transformar lentamente a cidade do Porto numa verdadeira metrópole cultural, garantindo às gerações vindouras um capital civilizacional ímpar e inesgotável.
Pela pena de autoridades de reconhecido mérito na gestão e criação culturais surge este livro editado pelo Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto e pela Fundação Ciência e Desenvolvimento, entidades que apoiaram esta iniciativa de um modo apaixonado e incondicional.»,

Guilhermina Rego, vereadora do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto

Autor(es)

Vários Autores