Domingo, Novembro 19, 2017
Início Livros História Passeios pelo Porto – Vol. I

Passeios pelo Porto – Vol. I

César Santos Silva

12.00 

Vol. I – Vol. IV

ISBN: 978-989-8574-14-5

,

Sinopse

Não existem muitos livros dedicados à temática «Passeios pelo Porto». Excluindo o livro O Porto em Sete Dias, do divulgador Júlio Couto, sendo este o que melhor preenche a lacuna sobre este tema, e mais um ou dois livros, por nós referidos na bibliografia consultada, nada mais existe no panorama bibliográfico portuense. Para tentar obviar esta lacuna, fomos estimulados a transpor para o papel toda a informação recolhida durante anos de pesquisa e de inúmeras visitas que fomos realizando ao velho burgo. Ao longo do ano realizámos dezenas de passeios, percursos e visitas a todas, ou quase todas, as freguesias da cidade. Com o fim de responder a inúmeros desafios lançados por alunos e seguidores habituais das nossas digressões, que gostavam de ver transcrito o manancial de informação que lhes vamos dando em cada visita, é que este livro vê a luz do dia… 

Prefácio

É com enorme prazer que escrevo o prefácio desta obra.
Desde logo porque se trata de um trabalho de um reputado escritor, um erudito que tem dedicado grande parte da sua vida a promover a cidade do Porto nas suas múltiplas facetas, do ponto de vista histórico e cultural, nas suas raízes e no impacto que estas tiveram no desenvolvimento da alma lusa.

Mas também porque tem sido intenção da Câmara Municipal do Porto promover a cidade no sentido de a reinventar enquanto grande metrópole cultural. De facto, a cidade, as suas tradições e as histórias que sobre ela se vão contando e construindo desenvolveram-se lado a lado com os monumentos, as ruas, as instituições que carregam essa memória. Esses mesmos monumentos, ruas, instituições, contam memórias de muitos episódios, uns vitoriosos, outros dramáticos, dessa própria história que foi fazendo da cidade o que ela é hoje.

Enquanto município, procuramos dar a conhecer o património da cidade, quer o edificado e as riquíssimas coleções da cidade, quer o património feito de histórias e tradições. O maior conhecimento do Porto e da sua história pode promover o bem-estar e a autoestima, mas também o orgulho pela sua cidade, a valorização e proteção da mesma!

Esta é a nossa perceção do Porto enquanto cidade de cultura. Cultura em que o riquíssimo património histórico-arquitetónico se conjuga com novas formas de expressão artística, do cinema ao design, do teatro à performance musical. E por isso esta urbe foi considerada recentemente como o principal destino turístico da Europa, onde cidadãos cada vez mais exigentes encontram no Porto inúmeras boas razões para permanecer. E para regressar.

Mas, para continuar esta trajetória de excelência é necessário preservar o que deve ser preservado para memória futura das gerações vindouras. Memória que será a ponte para o futuro, pela pena de autores que cultivam a cidade com amor, paixão e irreverência. E esta obra é um magnífico exemplo deste amor, desta paixão e desta irreverência e irá contribuir seguramente para que o Porto se afirme intemporalmente enquanto cidade de verdadeira cultura.

Guilhermina Rego, Vereadora da Câmara Municipal do Porto

Autor(es)

César Santos Silva